" Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá a falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem de ouvir um "não".
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta...

PEDRAS NO CAMINHO? GUARDO TODAS, UM DIA VOU CONSTRUIR UM CASTELO."

Fernando Pessoa

sexta-feira, 29 de junho de 2012

História do Kinesio Taping



O Kinesio Taping é um método de ligaduras criado no início dos anos setenta pelas mãos de um quiroprata japonês de nome Kenzo Kase. Para o Dr. Kase era uma premissa básica que os músculos e outros tecidos moles tais como as fáscias, ligamentos e tendões poderiam ser ajudados através de um apoio ou suporte externo, e para isso era somente necessária uma fita ou banda elástica que fosse capaz de auxiliar a função normal dos tecidos.
Contudo, as bandas, fitas, adesivos e ligaduras já existentes não se mostravam capazes de fornecer os resultados desejados, ou seja, dar um apoio externo aos tecidos sem limitar a acção dos mesmos. Deste modo surgiu no Japão um material elástico adesivo inovador, cujo resultando final deu as bandas Kinesio de hoje.

Propriedades e Características das Bandas Kinesio

As bandas Kinesio suportam de forma selectiva músculos e ou grupos musculares e para isso apresentam qualidades que as tornam únicas, isto porque, embora sejam dotadas de massa adesiva 100% acrílico hipo alérgica, sensível ao calor e não contendo quaisquer substâncias químicas ou medicinais impregnadas à semelhança de outros adesivos ou “tapes”, elas são também extensíveis longitudinalmente até cerca de 140% do seu comprimento original, tendo uma espessura e peso similares ao da pele, e contendo veios ou marcas na sua face adesiva que simulam as impressões digitais ou os veios existentes na pele humana. De salientar ainda que estas bandas, ao contrário de todas as outras existentes no mercado, apresentam ainda a característica de serem à prova de água.

Efeitos Fisiológicos das Bandas Kinesio

No que respeita aos efeitos fisiológicos das bandas, poderemos salientar quatro principais que estão de igual forma associados às funções das mesmas: efeito analgésico, de suporte muscular, de drenagem e de correcção articular.
  • Efeito Analgésico
  • O efeito analgésico das bandas Kinesio é o resultado da acção destas bandas sobre a pele, ao nível do plano cutâneo e sub-cutâneo que favorece a estimulação dos receptores nervosos aí existentes, nomeadamente os mecânicos, térmicos, químicos e álgicos, que deste modo permitem modelar os impulsos aferentes e regular os mecanismos dolorosos através de uma provável activação do sistema de inibição existente dentro da teoria do portão. Deste modo, o simples contacto das bandas sobre a pele, associado ao movimento de deslize da mesma e distribuição de forças na banda, permite o alívio da dor e a sensação de desconforto na pele e tecidos subjacentes.
  • Efeito de Expansão
  • O efeito de expansão refere-se à capacidade de suporte de um músculo ou grupo muscular, durante um movimento ou uma actividade motora, que as bandas de Kinesio proporcionam. Deste modo, é possível melhorar a contracção muscular de um músculo enfraquecido ou inibido, reduzir a fadiga muscular, diminuir as retracções extremas e excessivas dos músculos e diminuir igualmente a possibilidade de incidência de cãibras e lesões musculares.
  • Efeito de Drenagem
  • A drenagem está directamente relacionada com a interferência sobre a função linfática. A aplicação de bandas Kinesio vai facilitar o aumento de espaço disponível entre a fáscia superficial, tecido subcutâneo e músculos melhorando desta forma a circulação sanguínea e linfática. Este efeito de drenagem reduz o sobreaquecimento dos tecidos e a presença de substâncias químicas nos tecidos o que permite, por sua vez, diminuir os estados inflamatórios.
  • Efeito Articular
  • Quer com isto dizer-se que também através das bandas Kinesio é possível ajustar/corrigir desalinhamentos articulares, reposicionar estruturas em encurtamento, normalizar o eixo de movimento de uma articulação e aliviar as tensões mecânicas aí exercidas, tendo sempre como último objectivo melhorar a amplitude e qualidade de movimento.

Indicações e Contra-Indicações


As bandas de Kinesio Taping apresentam uma vasta área de aplicação em praticamente todos os grupos etários e em todos os problemas do foro músculo-esquelético como sejam as lesões musculares, lesões cápsulo-ligamentares e tendinosas, passando pelos problemas posturais. São ainda bastante eficazes em problemas circulatórios dos membros inferiores e problemas linfáticos, como os eventuais existentes nas pós-mastectomizadas. O método de Kinesio Taping é igualmente muito eficaz em hematomas e derrames, que com frequência surgem nos atletas durante determinadas práticas desportivas, sendo também uma mais valia para os atletas de modalidades e actividades em meio aquático, tais como natação, polo aquático, hidroginástica, visto permitirem ser utilizadas sem risco de perderam as suas propriedades.
As bandas de Kinesio Taping são pois uma ferramenta preciosa, passíveis de serem aplicadas por maiores períodos de tempo do que outras métodos de suporte e contenção, e sem riscos elevados de alergias ou irritações cutâneas, conseguindo mesmo ser a única possibilidade de aplicação em determinados meios, como o aquático. Não fossem estas razões mais que suficientes para a sua aplicação clínica, estas bandas têm ainda a capacidade de favorecer o processo de regeneração do organismo e das lesões pela activação dos sistemas circulatório, linfático e nervoso permitindo um regresso mais rápido às suas actividades.






                       Matheus em uso de Kinesio Taping em MMII, região cervical e coluna lombar