" Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá a falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem de ouvir um "não".
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta...

PEDRAS NO CAMINHO? GUARDO TODAS, UM DIA VOU CONSTRUIR UM CASTELO."

Fernando Pessoa

sábado, 31 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011 – Boas Vindas 2012!


 
 
 
Muitos acontecimentos marcaram o ano de 2011, muitas coisas boas aconteceram, assim como muitas coisas ruins, muitas pessoas nos deixaram, assim como muitas permaneceram ao nosso lado durante todo ano, muitas amizades foram começadas esse ano e espero poder continuar com elas em 2012...
Parece que o tempo disparou. Já se vai mais um ano, 2011.
Parece que est...es dias mesmo, estávamos fazendo planos para o novo ano de 2011 que agora já passa a ser o ano velho.
Relembremo-nos que fizemos escolhas, rejeitamos, aceitamos e decidimos, algumas vezes, ganhamos e outras perdemos, algumas vezes rimos e outras vezes choramos. Fica claro que demos o melhor de nós mesmos, por isso não se arrependa de nada, prepare-se para o que vem pela frente. Se nos foi permitido estarmos aqui mais um ano é por que ainda temos muito a aprender e também a contribuir com as pessoas e com o mundo, então não perca tempo! O Novo Ano se iniciará daqui alguns dias e como um caderno novo e em branco, tome posse de sua história, recomece, encare os desafios sem temor perdoando seus próprios erros do passado. Você não é culpado por nada, é um aprendiz da vida! Use suas experiências passadas, para fazer sua vida e a de todos que estão ao seu redor melhor ainda.
Recomece sem olhar para traz, afinal somos todos vencedores, continue sonhando e agindo, pois a vida lhe reservará o melhor. Obrigado por sempre compartilharem conosco todos nossos momentos.....
Feliz Ano Novo!!!!Que Deus esteja sempre com todos vcs!!!!
E que venha 2012!!!

Obrigada pela amizade, vocês são muito importantes para mim!

sábado, 24 de dezembro de 2011

À MEUS AMORES..





Amar é acreditar no outro, é dividir sonhos, é receber, é entregar, é perdoar, é compreender, é aceitar, é querer estar junto e se separados, unidos pelos pensamentos, pelos objetivos, pelos mesmos desejos. Que neste Natal possamos desfrutar juntos de toda alegria e que o próximo ano seja para nós uma constante troca!! Troca de ternura, de carinho, de compreensão, de cuidados, de amor, de luz, de paz, de palavras, e que  se realize TODOS os  nossos sonhos e desejos. É por tudo isso e por muito mais que Amo Vocês incondicionalmente! Feliz Natal e um Feliz Ano Novo, meus amores ( Lú, Arthur e Matheus )!!!!


quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL!!!!!!!!


Ontem foi o dia em que conseguimos sair prá comprar os presentes de Natal. Nooossssaaaa quanta gente na rua!!!!! Fiquei de boca aberta como cresceu minha cidade, e eu nem tempo prá apreciar não tive durante esse ano... Enfim, fomos eu, o Luis e o Arthur às compras, Matheus ficou com a vó Verônica, uma vez que infelizmente não consigo fazer com que ele participe de tudo junto com a gente...Nossas compras foram até que rápidas, entramos em algumas lojas prá comprarmos os presentes dos amigos secretos, tradição em nossa família todo ano no dia de Natal. Até que não foi tão difícil encontrar todos os presentes.. também não foi dificil presentear as pessoas especiais da nossa família, minha mãe, minha sogra, sogro, as bisas ... Mais fácil ainda é entrar numa loja de brinquedos e  escolher um presentinho prá nossa afilhada, mas andei tanto atrás de presentes que chegou uma hora que me vi perdida, pois já havia comprado tudo prá todo mundo, mas faltava uma pessoa, eu olhava todas as prateleiras, todas as exposições de brinquedos, e não consegui encaixar um único brinquedo sequer ao meu Matheus.! O que comprar pro meu pequeno??Se ele não brinca com nada? Não consegue me pedir o que gostaria de ganhar?Não expressa seus gostos? Nossa meu mundo desabou!!!!! Ontem  me senti impotente... IMPOTENTE em não conseguir comprar um presentinho pro meu bebê....Sei que foi somente por um instante que me passou pela cabeça esse pensamento, e sei também que conseguirei comprar algo prá ele, mesmo que seja com outro propósito... o de estimular, estimular, estimular....
Bom... mesmo que não tenha presentes, mas que se tenha AMOR, AMOR e AMOR, nosso Natal estará completo!!!!!



Nossa lembrancinha de Natal!!!!!



sábado, 17 de dezembro de 2011

Preparando-nos para a avaliação do Método Therasuit


No mês de Janeiro consegui agendar com as meninas de Campinas, na Clínica Therapies, uma avaliação com o Matheus para fazer o tal método Therasuit, e com isso andei pesquisando sobre o assunto... achei interessantíssimo.... aqui está..

O Therasuit é um PROGRAMA PEDIÁTRICO DE EXERCÍCIO INTENSIVO 
PARA CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL!



therasuit

O Método TheraSuit foi criado em Michigan/USA, com base em uma veste criada por pesquisadores Russos com intuito de contrapor os efeitos negativos vividos pelos astronautas (atrofia muscular, osteoporose) devidos à falta de ação da gravidade em suas longas viagens pelo espaço. Izabela e Richard, um casal de fisioterapeutas e pais de uma criança com paralisia cerebral, estudaram e desenvolveram este novo método de tratamento visando a reabilitação de sua filha. É constatado que pessoas com desordem neuro-muscular precisam de repetições intensas de exercícios para aprender e adquirir uma nova habilidade motora. O progresso das evidências científicas associado à melhora significativa dos pacientes com distúrbios neurológicos que optaram por este tratamento faz desta técnica a primeira escolha entre os pacientes norte-americanos.
O método se diferencia da terapia tradicional em vários aspectos. O primeiro passo, essencial para um bom tratamento, é a avaliação específica e minuciosa para a identificação dos reais déficits do paciente. Em seguida, com base nos resultados da avaliação, é elaborado um programa intensivo, individual e específico, com duração de 3 ou 4 semanas, com seções diárias de 3 horas.
O treinamento do paciente é sempre individual e visa o ganho de força, funcionalidade, endurance, coordenação e equilíbrio. Os recursos utilizados são: TheraSuit (veste), Universal Exercise Unit (gaiola) e Spider.

O programa de exercícios diários é dividido em 3 etapas:



1) TheraSuit:

therasuit1
A veste TheraSuit é uma órtese dinâmica, constituída de cordas elásticas (específicas e antialérgicas), ajustadas de acordo com a necessidade específica do paciente. O paciente, com auxílio da veste, recebe informações contínuas de proprioceptores e de alinhamento correto.
Desta maneira é possível inibir movimentos reflexos e permanecer em um padrão postural mais próximo do normal, aprendendo ou reaprendendo determinados movimentos. Com este auxílio, o tronco tem   maior   estabilidade, facilitando a coordenação das extremidades.

2)Universal Exercise Unit:


tratamento2

Exercícios são realizados em uma gaiola específica com polias e pesos na qual se consegue realizar movimentos sem a ação da gravidade (primeira forma de aprendizado do movimento) e fortalecer músculos específicos. Este equipamento proporciona um ganho de amplitude nos movimentos, flexibilidade muscular e articular, assim como ganhos funcionais. Esta é a base para outras etapas, em que se trabalha o paciente somente em atividades funcionais.

3)Spider:

O paciente é mantido em pé, na linha média, por um sistema de cordas acopladas à gaiola. É treinado a realizar atividades funcionais. O terapeuta pode modificar o sistema de cordas facilitando ou dificultando a função (de acordo com o nível do paciente). Neste sistema, trabalha-se a integração sensorial, coordenação e equilíbrio.

O roteiro básico da seção abrange:

  • Aquecimento da musculatura e massagem profunda para começar o trabalho;
  • Redução da hipertonia (em caso de pacientes hipertônicos) e técnicas de integração sensorial;
  • Inibição de movimentos patológicos;
  • Estímulo de movimentos voluntários mais próximos do normal;
  • Fortalecimento de músculos específicos visando a melhora funcional;
  • Exercícios de resistência progressiva;
  • Treino de equilíbrio e endurance;
  • Treino de marcha, transferências e atividades funcionais.

Indicações:

  • Paralisia Cerebral
  • Síndrome de Down
  • Atraso no desenvolvimento
  • Prejuízos traumáticos
  • Pós-acidente vascular encefálico (AVE)
  • Ataxia
  • Atetose
  • Espasticidade
  • Hipotonia












Benefícios:


  • Re-aprendizado do Sistema Nervoso Central
  • Promove estabilização externa
  • Normaliza tônus muscular
  • Alinhamento corporal mais próximo do normal
  • Promove a correção dinâmica
  • Promove estimulação tátil
  • Influencia o sistema vestibular
  • Promove o equilíbrio e a coordenação
  • Controla movimentos involuntários (ataxia e atetose)
  • Promove as habilidades motoras fina e grosseira
  • Aumenta densidade óssea
  • Diminui contraturas
Maiores informações no site: http://www.therapies.com.br/

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

AGRADECIMENTOS....





Mais um ano está chegando ao fim e estamos aqui para agradecer algumas pessoas que durante esse ano fizeram parte da nossa luta, da nossa angústia, dos nossos medos, das nossas incertezas, das nossas noites sem dormir, nas coisas básicas da nossa casa, enfim são pessoas especiais que fizeram parte do nosso amadurecimento enquanto pais de duas crianças MARAVILHOSAS, nosso rei Arthur e nosso presente Matheus.
Inicialmente gostaria de agradecer a toda nossa família que de forma direta ou indireta nos ajudam a vencer muitos obstáculos, a vocês Vô Armando, Vó Verônica, Vó Rita, Bisa Cicília, Bisa Helena, Biso Guilherme, Tia Amanda, Tio Marcelo, Tia Aline, Tio Gustavo, Tio Flávio, Tia Andréia, Tia Dida, Tia Bethe, Tia Vilma, Tio Soeiro, Tia Nenê. , nosso MUITO ABRIGADO!!!!
Nesse agradecimento também constam as pessoas que estão à nossa volta em cuidados intensivos ao nosso Matheus, são eles... Tia Camila, Tatiane, Tia Mariane, Tia Tina, Tia Elaine, Maisa, Virgínia, Cristina ( nutricionista), Dra Joseane, Dra Fátima, Dra Ana Amélia, Dr. Carlos Sanches.... nosso MUITO OBRIGADO!!!!!
Durante esse ano algumas pessoas entraram ou permaneceram em nossas vidas e muitasvezes com simples palavras acalmaram nossos corações, a vocês Valéria (mãe Dudu), Néia(mãe do Miguel), Catarini (mãe do Gabriel), Néa Valone, Marina Barone,  mãezinhas do Facebook, Vilma Cicone, Valéria (esposa Adilson), Isabel (minha supervisora), Angela,  Zezé, Val, Monique, Royce, José Ricardo, Cícera, Mileninha, Bruna, Andressa, Claudia, Cintya, Claudete, Aline, a todos da comunidade UNIMED, nossos amigos mais que amigos Angela e Fernando, Carlinhos Pizza e Débora, compadre Valter e Alice enfim.... mmmuuuiiitttaaaasss pessoas que estão ao nosso lado SEMPRE.... nosso MUITO OBRIGADO!!!!!!!
A cada ano que se finda, sonhamos com alguns obstáculos a serem vencidos, mas mesmo que não forem vencidos, pois o tempo de Deus não é o nosso, a luta sempre continua, e quando se luta com um exército bem grande como o nosso, a VITÓRIA  é sempre esperada...

Como diz esse trecho de Ana Jácomo.....

Tem gente que tem cheiro de colo de Deus. De banho de mar quando a água é quente e o céu é azul. Ao lado delas, a gente sabe que os anjos existem e que alguns são invisíveis. Ao lado delas, a gente se sente chegando em casa e trocando o salto pelo chinelo. Sonhando a maior tolice do mundo com o gozo de quem não liga pra isso. Ao lado delas, pode ser abril, mas parece manhã de Natal do tempo em que a gente acordava e encontrava o presente do Papai Noel.

Vocês todos tem o cheiro desse colo... um colo todo especial!!!!

OBRIGADA, OBRIGADA, OBRIGADA....

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Ao ranger dos dentes!!!!!

Faz 2 dias que Matheus está dando trabalho durante o dia todo por conta dos dentes..... afffffffff, chora demais, não come nada, e o melhor de tudo e todos é que quer que fiquemos com o dedo dentro da boca dele para ser um tanto quanto mastigado prá passar a coceira...Pode uma coisa dessas??kkkkkk Ele não aceita nenhum tipo de mordedor, não coloca a própria mão na boca, mas adoooooorrrrrrraaaaaa o nosso dedo....
Durante a noite começou a ranger os dentes, dá a impressão de que vão quebrar!!!Mas sei que é prá tentar coçar onde estão nascendo os outros....
Perdemos as terapias de hoje, pois ele foi dormir por volta das 4hs da manhã....
Agora acordado e sorrindo como se nada tivesse acontecido!!!!! rsrsrsrsrsrs
Eta criançada.....